Microsoft anuncia o SQL Server 2016 – Parte 2
Fala pessoal, tudo certo?
Hoje daremos continuação ao post do SQL Server 2016, aproveitando que hoje a Microsoft disponibilizou para download o preview (clique aqui para fazer o download).
High Availability
O AlwaysOn já está disponível desde o SQL Server 2012, mas na versão do SQL Server 2016 houve algumas melhorias, agora é possível ter 3 réplicas síncronas, suporte ao MSDTC e balanceamento de carga (somente leitura) nas réplicas secundarias.
Query Store
Todos nós já passamos por momentos onde uma query está executando de forma performática, e quando fazemos alguma alteração no código ela se torna extremamente lenta, ou muitas vezes nem fazemos alteração e a query simplesmente perde o plano de execução e o servidor passa a ficar lento. Para esses e diversos outros tipos de problemas relacionados a plano de execução, teremos uma nova feature chamada Query Store. Agora é possível ter o histórico dos planos utilizados assim como suas estatísticas, através dela será possível saber quando que o plano de uma procedure ou query mudou para um estado pior e realizar a regressão do mesmo.
Mais informações sobre Query Store:
http://sqlperformance.com/2015/02/sql-plan/the-sql-server-query-store
http://slavasql.blogspot.com.br/2014/11/newest-sql-server-feature-query-store.html
Temporal Database
Muitas vezes acontece de rodarmos um update sem tomar os devidos cuidados, como abrir um begin tran, validar a clausula where ou então, é realizada alguma alteração em uma tabela e você não sabe como ela estava antes, agora imagina ter a possibilidade de ter armazenado tudo que aconteceu em determinadas tabelas, isso significa ter o histórico do que foi alterado ou seja, possuir todos os registros anteriores das tabelas que você deseja. Essa nova feature Temporal Database nos dará a possibilidade de ver tudo que foi alterado na tabela em um específico período de tempo em que você selecionar, tendo a possibilidade de selecionar cláusulas para voltar com os dados em determinado ponto do tempo.
As principais características dessa feature é:
- Prover auditoria do que foi alterado na tabela;
- Realizar rollback da tabela para um estado determinado;
- Histórico das tabelas de Dimensão de um modelo OLAP;
- Realizar análise de dados com base no tempo.
Para mais informações sobre o que tem de novo no SQL Server 2016, segue alguns links para downloads.
Obrigado a todos e até a próxima.